cigana

APRESENTAÇÃO DO GRUPO na TABERNA DOS CUNHA 2011

TABERNA DOS CUNHA 2010

ORAÇÃO A UMA CIGANA

sábado, 28 de novembro de 2009


NATAL CIGANO

“À mesa” é como quem diz, porque no Natal os ciganos “põem a mesa” no chão, sobre uma toalha branca, como manda a (sua) tradição.

Para a comunidade cigana o Natal tem o mesmo significado que para os restantes cristãos, mas muito mais importância. Para eles, esta é a época mais importante do ano, razão porque é habitual viverem-na intensamente, numa festa em grande que, frequentemente, chega a prolongar-se por três dias, como acontece com os casamentos.

Durante três dias, os ciganos dizem adeus às dietas e à tristeza e deliciam-se com os fartos manjares, que aprisionam as mulheres durante horas nas cozinhas, e cantam e dançam pela noite adentro.

No dia de Natal, as mesas enchem-se com cabrito assado e batata assada, carne guisada com batata cozida, galinhas cozidas, grão cozido com massa, saladas de fruta e pudins. Iguarias destinadas não só aos convidados, como também a todos os que quiserem aparecer. É habitual os ciganos andarem de casa em casa, um bocado em cada mesa, a pedirem a benção ao cigano mais velho.

Tratando-se de um povo alegre, a música e a dança é coisa que nunca pode faltar nestes festejos.

Momentos de reflexões em sua vidas. Aos olhos da alma significa renascer, evoluir, transformar. Desejo transformações em seus lares.
Esperamos muita luz em suas jornadas e um amanhecer cheio de glórias.

DESEJAMOS A TODOS NESSE NATAL:
Baxt hai sastimos tiri patragi = Desejo-lhe sorte e boa saúde
Kana dás e iag e momeli tribul aracadí, thiená mudardhiel = Não basta acender a vela, necessário se torna vigiá-la para que a chama não se apague.
Thie dieles o diel lachi thierain = Que Deus lhe uma boa estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário